Processo de trefilação de tubos de aço

O processo de deformação a frio consiste em reduzir a secção transversal do tubo através de uma força de tração, utilizando ferramental externo (fieira) e interno (mandril).

O tubo a trefilar primeiramente recebe um tratamento térmico e posteriormente tratamento superficial, como lubrificante para deformação.

Neste processo, se reduz o diâmetro e a espessura, como também há melhoria da superfície interna e externa. Através da trefilação a frio, ocorre um encruamento do material, isto é: o limite de escoamento, a dureza e a resistência à tração aumentam proporcionando maior resistência e o alongamento diminui. Com este processo também é possível obter formatos especiais, além de tolerâncias dimensionais mais restritas que um tubo sem trefilação.

A Golin está capacitada a oferecer tubos trefilados para diferentes aplicações, segundo normas ou critérios solicitados mediante prévia consulta.

[ult_ihover thumb_height_width=”500″][ult_ihover_item title=”Trefila de tubos Golin” thumb_img=”id^6990|url^https://golin.com.br/wp-content/uploads/2018/01/trefiladora_tubos_golin.jpg|caption^trefiladora de tubos Golin|alt^trefiladora de tubos Golin|title^trefiladora_tubos_golin|description^trefiladora de tubos Golin” title_responsive_font_size=”desktop:22px;” title_responsive_line_height=”desktop:28px;” desc_responsive_font_size=”desktop:12px;” desc_responsive_line_height=”desktop:18px;”][/ult_ihover_item][/ult_ihover]

Dimensões e tolerâncias

Os trefilados tubulares são fornecidos de acordo com as normas nacionais e internacionais, ou de acordo com as necessidades específicas do cliente.

Retilineidade

Para diâmetros externos maiores que 15mm, é garantida uma flecha máxima de 0,25% do comprimento.

Tolerâncias para comprimento de fabricação

Os tubos em geral são fabricados em comprimentos de 3m a 7m.
Para comprimentos fixos e múltiplos a tolerância deverá ser previamente acordada.

[ult_ihover thumb_height_width=”350″][ult_ihover_item title=”Trefila de tubos Golin” thumb_img=”id^6995|url^https://golin.com.br/wp-content/uploads/2018/01/propriedades_mecanicas_tubos_especiais_redondos_quadrados_rentagulares_golin.jpg|caption^Acabamento e superfície para tubos trefilados|alt^Acabamento e superfície para tubos trefilados|title^propriedades_mecanicas_tubos_especiais_redondos_quadrados_rentagulares_golin|description^Acabamento e superfície para tubos trefilados” title_responsive_font_size=”desktop:22px;” title_responsive_line_height=”desktop:28px;” desc_responsive_font_size=”desktop:12px;” desc_responsive_line_height=”desktop:18px;”][/ult_ihover_item][/ult_ihover]

T09 – Tabela de Estado de Fornecimento

Para tubos de aço trefilados, conforme DIN EN 10305-2 (antiga DIN 2393) / NBR 5599-2

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [46.14 KB]

Acabamento

Superfície

Os tubos são lisos, externo e internamente, podendo apresentar pequenos poros provenientes da condição superficial da matéria-prima utilizada.
Tubos nos estados de fornecimento duros e macios podem ter em suas superfícies interna e externa, uma camada de lubrificante (estearato de zinco) aderida pela trefilação.

Os tubos normalizados, recozidos ou com alívio, podem ter superfície escura proveniente do tratamento térmico.

A GOLIN possui tecnologia para garantir em seu processo de fabricação parâmetros de rugosidade controlada.

Ensaios

Mediante consulta, os tubos podem ser fornecidos com ensaio eletromagnético não destrutivo (Eddy Current), e outros testes destrutivos podem ser realizados, por exemplo, Charpy.

Certificado

Mediante solicitação, os tubos podem ser fornecidos com certificados que atestam a análise dimensional, composição química, as propriedades mecânicas.