O tratamento térmico é um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas.
Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos temos os seguintes:
Recozimento – É utilizado para restaurar estruturas e características e para homogeneizar e refinar as estruturas internas do aço. Objetivo de diminuir a dureza aumentando a usinabilidade. Os tubos são recozidos em forno de atmosfera controlada.
Normalização – O processo de normalização tem por objetivo a obtenção de microestruturas refinadas e homogêneas. É muito utilizado após o forjamento ou laminação de peças. A normalização consiste no aquecimento acima de temperatura crítica das peças seguido de resfriamento ao ar, o que resulta em uma granulação mais refinada e uniforme. Os tubos são normalizados em fornos com atmosfera controlada em temperatura acima da zona crítica.
Alívio de tensões – O tratamento térmico de alívio de tensões realiza o aquecimento controlado de aços soldados ou submetidos a tensões residuais, seguido por um resfriamento controlado, com o objetivo de reduzir tensões provenientes do encruamento. Este tipo de tratamento é feito com temperatura abaixo da linha crítica e não modifica as características microestruturais do aço, somente levam a uma condição de melhor estabilidade.