O que é APQP, CEP, FMEA, MSA, PPAP? De forma bem resumida, damos aqui a definição destas siglas.
O que é APQP?
Significa Advanced Product Quality Planning (planejamento avançado da qualidade do produto). Trata-se de um método estruturado para definir e estabelecer as etapas necessárias para garantir que um produto satisfaça o cliente. A meta do planejamento da qualidade do produto é facilitar a comunicação com todos os envolvidos para assegurar que todas as etapas necessárias sejam completadas dentro do prazo.
O que é CEP?
Significa Controle Estatístico de Processo. Trata-se de uma ferramenta que tem por finalidade desenvolver e aplicar métodos estatísticos como parte de uma estratégia para prevenção de defeitos, melhoria da qualidade de produtos e serviços e redução de custos.
O que é FMEA?
Significa Failure Mode & Effects Analysis (análise de modo e efeitos de falha potencial). Trata-se de uma metodologia analítica utilizada para assegurar que os problemas potenciais tenham sido considerados e abordados ao longo de todo o processo de desenvolvimento.
O que é MSA?
Significa Measurement Systems Analysis (análise dos sistemas de medição). Trata-se de um guia que apresenta diretrizes para avaliação de um sistema de medição, principalmente, na área industrial. Esta análise contempla os seguintes elementos: padrão, peça, instrumento, pessoa/ procedimento e ambiente.
O que é PPAP?
Significa Production Part Approval Process (processo de aprovação de peça de produção). Trata-se da definição dos requisitos para aprovação de peça de produção. O propósito do PPAP é determinar se todos os registros de projetos de engenharia e requisitos de especificação do cliente estejam entendidos pela organização e se o processo de manufatura tem potencial para produzir produtos que satisfaçam de forma consistente estas exigências durante um lote de produção real e uma taxa estipulada.
(Fonte: Manuais de referência – APQP, CEP, FMEA, MSA e PPAP)
Sistema de Gestão da Qualidade
Golin
Patrícia Novaes