A Inteligência Artificial vai transformar o agronegócio

Um tema que tem nos afetado diariamente é a tecnologia. A Inteligência Artificial vai transformar o Agronegócio. Hoje a aplicação de AI a todos os segmentos, vem transformando nosso modo de viver e  ver o mundo. Trouxemos esta semana um texto escrito por Britaldo Hernandez Fernandez.

Aqui e agora

Um dos recursos de Inteligência Artificial que já podem ser usados no agronegócio é a Alice. Estamos falando de um assistente virtual com quem o agricultor pode conversar e tirar dúvidas sobre o desempenho de qualquer processo no campo. A Alice utiliza como suporte o Watson, da IBM, sistema baseado em redes neurais e numa tecnologia de aprendizagem chamada deep learning.

A Alice também está sendo treinada para analisar grandes massas de dados, visto que é capaz de detectar padrões que escapam ao olho humano. O objetivo é melhorar o rendimento das operações e da produção, indicar quais seriam as melhores práticas, comparar, alertar e ajudar a programar as atividades da forma mais eficiente possível, sempre em tempo real. Tudo isso ainda neste ano

Todo esse mundo de inovação já está de alguma maneira presente no agronegócio, em maior ou menor grau. Ainda que os avanços dos últimos anos tenham sido notáveis, no entanto, a verdade é que as maiores oportunidades ainda estão por vir, como bem mostraram Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee em artigo publicado na Harvard Business Review.  Segundo os dois autores, o gargalo hoje está no gerenciamento e na implementação dos sistemas de Inteligência Artificial na operação das empresas. E nas fazendas? Também. Afinal, estamos falando de uma face novíssima da inovação, com reflexos ainda difíceis de calcular.

A matéria vale a pena ser lida na íntegra, Como a Inteligência Artificial vai transformar o agronegócio – Publicada na Isto É Dinheiro na web.

Britaldo Hernandez Fernandez é presidente, CIO e sócio-fundador da Solinftec,
empresa brasileira de agricultura digital que recebeu aporte do TPG,
um dos maiores fundos globais de investimento

Posts Relacionados

No results found

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu