Segurança

[us_post_title align=”center” tag=”h1″ migration_add_content=”1″ css=”%7B%22default%22%3A%7B%22margin-bottom%22%3A0%7D%7D”][us_breadcrumbs show_current=”1″ align=”center” css=”%7B%22default%22%3A%7B%22font-size%22%3A%220.9rem%22%7D%7D”]
[us_additional_menu layout=”hor” align=”right” source=”169″ responsive_width=”” main_style=”blocks” main_gap=”” main_color_bg=”” main_color_text=”inherit” main_color_text_hover=”” main_color_bg_active=”#0d2a3b” main_color_text_active=”#fff”]

Definições

Segurança

É um conjunto de MEDIDAS PREVENTIVAS que devem ser adotadas por todos, para garantir a integridade física e a saúde do trabalhador, bem como a eliminação das condições inseguras e os atos inseguros no ambiente de trabalho.

É tudo que se faz para prevenir as perdas humanas, materiais ou danos ao meio ambiente.

Segurança e Saúde são valores que devem ser incorporados por todos os colaboradores da GOLIN;

Estes valores quando incorporados provocam mudanças de atitude que se transformam em comportamentos saudáveis e seguros.

O nosso trabalho na Golin é desenvolver e manter vivo em cada um dos nossos colaboradores, o desejo de trabalhar de forma saudável e segura.

Saúde

Estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal; estado do que é sadio ou não.  É o completo bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência da doença. Organização Mundial da Saúde – OMS

EPIs

Os tipos de equipamentos de proteção individual – EPI podem dividir-se em termos da zona corporal a proteger. Conforme abaixo.

Importante!

A recusa do uso do EPI por parte do empregado, sem uma justificativa, será considerada falta grave.

Proteção da cabeça

Capacete proteção contra impactos de objetos sobre o crânio, contrachoques elétricos e contra riscos provenientes de fontes geradoras de calor nos trabalhos de combate a incêndio.

Proteção auditiva

Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões são equipamentos fundamentais para os profissionais que trabalham em constante contato com ruídos.

Proteção respiratória

Máscaras; aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar: gases, aerossóis por exemplo.

Proteção ocular e facial

Óculos, viseiras e máscaras

Proteção de mãos e braços

Luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos.

Cremes protetivos, indicado para hidratação e barreira química contra agentes agressivos

Proteção de pés e pernas

Sapatos, coturnos, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda.

Proteção contra quedas

Cinto de segurança, sistema antiqueda, arnês, cinturão, mosquetão.

É obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista ligados a um cabo de segurança com sua extremidade superior fixada a estrutura fixa ou dispositivo trava queda, em todo serviço acima de 2 metros e /ou quando não houver condição desta fixação, onde houver risco de queda, tais como: trabalhos em andaimes, trabalhos em torres, etc.

Proteção do tronco

Avental.

Normas e Orientações de Segurança

EPI – Equipamento de Proteção Individual

É todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, ou seja, destinado a proteger a integridade física do trabalhador.

Todo EPI deverá ter indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Cabe a Empresa

Portanto conforme art. 166 mencionado e demais normas descritas abaixo, a Golin é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente o EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e em funcionamento.

Art. 166

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

Art. 168

Será obrigatório exame médico, por conta do empregador.

NR-1/ Empregador

Elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos:

I – Prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho;
II – Divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir;
III – Dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição, pelo descumprimento das ordens de serviço expedidas;
IV – Determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenças profissionais ou do trabalho;
V – Adotar medidas determinadas pelo Ministério do Trabalho
VI – Adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.

Art. 157 da CLT

I – Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;

II – Instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;

NR-1 / Colaborador
  • Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
  • Usar o EPI fornecido pelo empregador;
  • Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento do disposto no item anterior.
  • Responsabilidade pela guarda, conservação e higienização dos EPIs.
  • Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio o uso dos EPIs.
  • Ser agente da promoção de um ambiente adequado para a realização dos trabalhos diários.
Lembre-se
  • Usar os EPIs apenas para a finalidade a que se destinam;
  • Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado;
  • Trocar, conforme recomendação do empregador.

Ao ser admitido na Metalúrgica Golin, você recebe um par de botas de Segurança, duas camisas e calças que são os uniformes da Golin, bem como todos os Equipamentos de Proteção.

Receberá um armário com cadeado e chave, a cópia fica na Portaria. Caso você esqueça ou perca sua chave deverá retirar a cópia na Portaria e devolvê-la após o uso.

O armário será para guardar seus objetos de uso pessoal. É de sua responsabilidade mantê-lo limpo, organizado e em perfeito estado de conservação.

Contato

Entre em contato por telefone, ou nos envie uma mensagem no formulário abaixo e nós ligamos para você. Nossa média de resposta é em até 24h em dias comerciais. Para enviar seu currículo, por favor utilize o formulário Recursos Humanos - Enviar CV