Uma vida saudável se conquista com bons relacionamentos!

Não é o colesterol, ou desvantagem física ou material que nos guia rumo ao envelhecer saudável ou não. Mas os bons relacionamentos!

Um estudo feito durante 75 anos, acompanhando724 homens da adolescência até a a casa dos 80 e 90 anos de idade. Divididos em dois grupos, um bem educado e formado em Harvard e o outro com as pessoas de mais desvantagem econômica e social de um bairro pobre de Boston.

O psiquiatra Robert Waldinger diz o que o estudo descobriu sobre o que faz bem para a saúde em todos os aspectos.
Vou fazer um spoiler aqui… 😉 …:
“Quais são as lições que extraímos das dezenas de milhares de páginas de informação que geramos sobre essas vidas? Bem, as lições não são sobre riqueza, ou fama, ou trabalhar mais e mais. A mensagem mais clara que tiramos desse estudo de 75 anos é esta: bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis. Ponto final.

(…)

Pode ser algo tão simples quanto trocar o tempo vendo TV por tempo com pessoas ou reviver uma relação antiga fazendo algo novo juntos, longas caminhadas ou encontros à noite. Ou contatar aquele membro da família com quem você não fala há anos porque aquelas brigas de família tão comuns deixam marcas terríveis nas pessoas que guardam rancor. Eu gostaria de encerrar com uma citação de Mark Twain. Mais de um século atrás, ele estava se lembrando de sua vida e escreveu isto: “Não há tempo, tão curta é a vida, para discussões banais, desculpas, amarguras, tirar satisfações. Só há tempo para amar, e mesmo para isso, é só um instante.” Uma vida boa se constrói com boas relações
Mas tem muito mais. Assistam e um ano de bons relacionamentos a todos!

Márcia Borlenghi

Equipe Web

, , ,

Posts Relacionados

Menu