Tempo de reflexão: “A humana escolha entre virtudes e vícios”

Dentre os cristãos, alguns aproveitam o período de tríduo pascal para refletir, fazer algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne. Outros usam o período para refletir sobre seus atos, pedir perdão pelas faltas, se reconciliar. De toda forma, independentemente de sua religião, é sempre bom meditar sobre nossas escolhas diárias.

Dentre os temas que traremos no blog este mês, vamos falar sobre “A humana escolha entre virtudes e vícios”. Cortela começa o vídeo citando uma frase da bíblia: “tudo nos é permitido, mas nem tudo nos convém”.

“Como somos quando ninguém está nos vendo? ‘Será que lá dentro, onde ninguém sabe, onde apenas nós realmente sabemos e vemos, somos verdadeiros?’. O que nos leva a exercer a generosidade, honestidade e a solidariedade? Quando essas práticas parecem andar meio fora de moda? Somos capazes de fazer boas escolhas, mas também de fazer algumas terríveis. Isso nos desafia a reconhecer nossas próprias fragilidades e defeitos, os anjos e demônios que habitam em cada um de nós. Pensar sobre as nossas virtudes e nossos vícios é o convite deste encontro do Café Filosófico, que reuniu o filósofo Mario Sergio Cortella e a monja Coen, budista.”

São duas visões sobre um mesmo tema, muito amplas, trazendo diversos aspectos e fundamentação intelectual.

Trouxemos esse vídeo para instrumentalizar nosso pensamento crítico, mas principalmente para abrir nossos olhos para meditar que o equilíbrio entre o nossas boas e más escolhas é um exercício diário e de uma vida toda.

Que muitas vezes pelo nosso senso de pertencimento, somos capazes de fazer coisas que não são boas. De fazer escolhas das quais nos arrependemos. Escolhas que precisão de arrependimento e perdão. Somos todos falhos. Somos humanos. E nossas escolhas devem ser diárias. Todos os dias devemos analisar se nossas ações vão trazer bons frutos, vão ser boas para as pessoas ao nosso redor, se estamos tentados a sermos egoístas, autocentrados ou se podemos tomar uma atitude que seja equilibrada e boa.

Boa reflexão a todos!
mab

Vocabulário
Tríduo
substantivo masculino
1.espaço de três dias sucessivos.

2.religião – festa que dura três dias.

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu