Relação do tempo com a produtividade

Para melhorar a forma como você gerencia seu tempo, antes precisamos esclarecer duas coisas:

  • O que é ser produtivo?
  • O que é administração do tempo?

Muitas pessoas acreditam que ser produtivo é estar sempre ocupado com várias atividades. Mas esse pensamento apenas prejudica a organização pessoal e gestão do tempo. Por isso, nunca se esqueça:

A produtividade nada mais é do que aproveitar os recursos disponíveis para alcançar determinado objetivo. E isso não tem nada a ver com se manter 100% ocupado durante o dia, o importante é fazer um planejamento inteligente do seu tempo.

E esse planejamento inteligente também depende da desmitificação de algo muito comum na forma como os profissionais administram o tempo no trabalho: muitos lidam com marcações no relógio, e não com experiência.

Como disse a Ph.D. em filosofia com foco em planejamento de carreira, Dulce Magalhães:


Tempo não é o espaço de marcação do relógio. O tempo é a forma como você usa este espaço. Todos vivemos situações em que tivemos a sensação de que as horas passaram muito rápido e outras muito devagar. Portanto, tempo não é medida, mas sim, a experiência.


Compreender a sua rotina e refletir sobre os pontos que precisam ser melhorados é o primeiro passo para definir quais práticas podem te ajudar na gestão do tempo e produtividade (dois conceitos que devem sempre andar lado a lado).

A administração do tempo voltada para a alta produtividade é um ciclo de melhoria contínua, seja de processos ou hábitos.

​Leia na íntegra esta matéria: https://www.salpinx.com.br/como-administrar-o-tempo/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

, ,

Posts Relacionados

Menu