Pateta no trânsito, parece engraçado, mas é muito sério!

Há tantos aspectos dos quais falar quando o assunto é trânsito. Os mais óbvios são evidentemente a técnica e regras que devem ser seguidas para evitar acidentes. Mas há muitos outros aspectos envolvidos, que vão além da habilitação.

Fique atento, vamos começar com uma postagem divertida, mas séria: Pateta na direção (“Goofy in Motor Mania”, de 1950, divulgado no Brasil como “Pateta no trânsito”, desenho de Walt Disney). Nele o bondoso e calmo Pateta passa por uma transformação, como em o médico e o monstro, mas que ocorre apenas logo depois de se colocar atrás do volante. A sensação de poder o invade, e toda a educação, ética, respeito com a vida, desaparecem, assim que ele passa de pedestre a motorista. Veja o vídeo abaixo, é engraçado, mas é sério.

Há os aspectos de cultura, educação, psicologia e ética, para mencionar alguns. No mês da conscientização e preservação da vida no trânsito, vamos trazer uma série de postagens em nosso blog sobre o tema.

Diariamente vemos notícias de acidentes de trânsito que em sua grande maioria poderiam ter sido evitados pela educação e atenção.

Segundo o Portal do Trânsito, em 2020, 80 pessoas morreram por dia em consequência de acidente de trânsito no país. E estamos falando de um período de pandemia.

Vamos mudar.

Uma pequena atitude como desligar o celular ao entrar no carro, ou apenas ignorá-lo até parar o carro, podem fazer toda a diferença ao final do dia. Muitas pessoas dizem ignorar a gravidade, por falta de educação ou de ética. Mas depois de ser informado, a questão não é mais de educação, apenas de ética, responsabilidade, de cidadania.

E vamos lembrar, o que é ética? O que é cidadania? Temos várias postagens no blog sobre os temas, mas a definição de modo geral é:

Ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um termina onde começa o do outro, ou seja, a obrigação de um começa onde o direito do outro se inicia.

MaB

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

, , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu