Empatia, mais uma soft skills importante!

O que é ter empatia no trabalho?

Ter empatia no trabalho significa demonstrar a capacidade de compreender as emoções e o ponto de vista do outro. Em outras palavras, é se colocar no lugar de colegas, gestores e clientes. Para entender melhor esse conceito, precisamos esclarecer que empatia não é um sentimento, mas uma habilidade socioemocional. Ela é um traço importante no âmbito da inteligência emocional, pois permite reconhecer, compreender e responder às emoções alheias com precisão.

Ao contrário da compaixão, que nos faz compartilhar da dor do outro, a empatia nos faz sentir na pele a experiência alheia, mas sem perder a noção de que se trata da visão de outra pessoa. Assim, fica mais fácil gerenciar os relacionamentos e conciliar interesses dentro da empresa. Por isso, o profissional empático consegue se conectar mais facilmente às pessoas, trabalhar em equipe e colocar em prática a colaboração mútua. Logo, podemos dizer que a empatia faz parte das soft skills (competências comportamentais) mais desejadas no ambiente de trabalho.

Quando incorporada à cultura organizacional, ela tem um impacto decisivo na comunicação interna e produtividade, além de melhorar o nível de engajamento.

A importância da empatia no ambiente de trabalho.

A empatia no trabalho funciona como uma ponte que conecta diferentes pessoas e realidades, promovendo a identificação entre os colaboradores. Ela deve ser aplicada principalmente de cima para baixo, por meio de uma atitude positiva da liderança. Assim, os colaboradores sentem que suas emoções, dores e opiniões são levadas a sério, e ficam motivados para contribuir com o crescimento do negócio e trabalhar em equipe.  Da mesma forma, a empatia deve ser um valor básico da cultura da empresa, incentivado todos a se colocarem no lugar do outro para melhorar a comunicação e criar um ambiente colaborativo.

De modo geral, existe uma falsa impressão de que esse comportamento não combina com a pressão por competitividade nos negócios. Mas o efeito é justamente o contrário: a empatia tem o poder de estreitar laços e favorecer o desenvolvimento do potencial dos colaboradores. Assim, a consequência é a melhora dos resultados da empresa e do clima organizacional, além da facilidade para reter talentos. De acordo com a pesquisa 2020 State of Workplace Empathy Study, realizada anualmente nos EUA pela Businessolver, 90% dos profissionais afirmam que a empatia é fundamental dentro das empresas.”

 

Fonte: https://www.poderdaescuta.com/empatia-no-trabalho-o-que-e-e-como-desenvolver/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

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