Educação financeira e consumo consciente

Conhecer os princípios da educação financeira desde cedo faz toda a diferença na relação que você desenvolve com o dinheiro ao longo da vida.

Educação financeira, pode ser entendida como o conjunto de informações que auxilia as pessoas a lidarem com a sua renda, com a gestão do dinheiro, com gastos e empréstimos monetários, poupança e investimentos de curto e longo prazo. A difusão da educação financeira permite que as pessoas aproveitem as oportunidades de produtos e serviços ofertados de uma forma consciente.

A recente crise evidenciou ainda mais o quão importante é ter educação financeira pessoal, já que muitos sofreram grandes impactos em suas rendas e tiveram momentos difíceis.

Assim, viu-se de forma clara como ter uma reserva financeira é essencial na vida de qualquer um, já que as emergências não avisam quando vão acontecer.

Contudo, como se prevenir desses problemas? Como se preparar financeiramente? Como posso ter uma vida financeiramente tranquila?

A resposta para essas e outras perguntas passam pelo primeiro passo que é: buscar ter educação financeira e aplicar em sua vida.

O que é educação financeira?

De maneira simples, educação financeira é todo o conhecimento relacionado ao dinheiro e como ele funciona.

Ou seja, é o processo que lhe ajuda a compreender melhor os produtos e serviços financeiros, assim, você se torna capaz de fazer melhores escolhas.

Dessa forma, ter conhecimento sobre temas como: juros, poupança, Selic, inflação e outros pode ajudar você a tomar decisões financeiras de forma consciente e inteligente.

De forma prática, quanto mais educado(a) financeiramente você for, mais consciente e confiante ficará para tomar decisões de como utilizar o seu dinheiro.

Além disso, ao se educar financeiramente você conseguirá melhorar o processo de como cortar gastos, aumentar receitas e investir valores poupados periodicamente para gerar acúmulo de riqueza.

Nesse sentido, fica muito mais fácil fazer o seu dinheiro trabalhar para você!

Como ter uma boa educação financeira?

Infelizmente, a educação financeira não é algo que aprendemos desde cedo.

E é por isso que muitas pessoas caem na armadilha de acreditar que é tarde para mudar, ou que não é possível ter educação financeira depois de certa idade.

Se você pensa assim ou já esteve nessa situação… a boa notícia é que: é sim possível ter uma boa educação financeira independente da sua idade e condição financeira atual.

Mas como posso ter educação financeira? Por onde começar?

O primeiro passo, você já deu, que é ter interesse no assunto. Afinal, você está lendo este texto, não é mesmo?

O segundo passo é buscar conhecimento sobre o assunto em boas fontes e fazer isso parte da sua rotina de vida.

O terceiro passo é aplicar esse conhecimento que está sendo adquirido, afinal, o maior aprendizado sempre estará no campo prático.

Fonte: https://www.mobills.com.br/blog/educacao-financeira/

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu