DSS – Movimentação e transporte de cargas

Nas atividades de movimentação de cargas ou materiais através da utilização de pontes rolantes, talhas, guinchos e guindastes o operador deve ser, habilitado, autorizado e é o responsável direto pela segurança da operação.

Para que o equipamento seja operado com segurança, inicie a atividade fazendo uma inspeção visual e funcional, através do check-list.

A inspeção visual deve ser realizada antes de ligar o equipamento, focando sua atenção nos cabos, ganchos, cabos auxiliares, fiações elétricas, estado das botoeiras, travas, se há vazamentos e outros itens.

A inspeção funcional deve ser realizada durante o funcionamento e devem ser verificados comandos, funcionamento, trepidações e etc.

Regras durante movimentação de cargas:

  • Avalie o peso e demais condições da carga.
  • Conheça a capacidade do equipamento com relação ao peso da carga.
  • Selecione o cabo de aço ou a eslinga de acordo com o tipo de carga, peso e capacidade.
  • Verifique se o ângulo dos cabos antes de içar a carga.
  • Fixe a carga adequadamente.
  • Proceda ao içamento lentamente e com cuidado.

Durante a movimentação de cargas ou materiais não é permitido o acesso de pessoas nas áreas próximas, cuidado também com carga para que a mesma não seja danificada.

Lembre-se: Quando a ponte rolante ou a talha não estiverem sendo utilizadas o operador é responsável por manter a botoeira de comando travada e em local adequado.

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

, ,

Posts Relacionados

Menu