DSS – Comportamento humano

O comportamento humano é algo bastante complexo, mas diversos estudos nos colocam algumas lu­zes importantes sobre o assunto. Há uma busca especialmente sobre como conseguir que as pessoas tenham o comportamento adequado.

Os acidentes de trabalho continuam cada vez mais fazendo novas vítimas e na maioria das vezes, após a investigação, chega-se à lamentável conclusão de que a maioria deles poderiam ter sido evitados.

Um acidente ocorre basicamente devido a dois fatores:

  • condição insegura, devido às falhas no ambiente de trabalho;
  • ato inseguro, resultado de atitudes do trabalhador que podem comprometer a segurança.

Para evitar que o ambiente de trabalho gere uma condição insegura ao trabalhador, é necessário o empenho da empresa, principalmente da gerência e da área de segurança, quando se trata de atitude do colaborador. A maneira mais eficiente de ser resolver esse problema é através da conscientização dos colaboradores. Através do DSS, treinamentos direcionados, etc, buscamos conscientizar nosso colaborador.

O desejável,  é que todos tenham um comportamento construtivo, que a incorporem a crença e o desejo de fazer o melhor para ter comportamento seguro e adequado. Na existência de uma crença, dificilmente a pessoa deixará de lado o comportamento compatível com a mesma.

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

,

Posts Relacionados

Menu