DSS – Febre amarela

No início deste ano, o Brasil foi surpreendido pelas notícias quanto à proliferação dos casos de febre amarela, sobretudo nas regiões rurais e de matas do estado de Minas Gerais.

Em meio a este cenário bastante preocupante, principalmente para os trabalhadores que atuam nas áreas afetadas, é de extrema importância saber o que é e como prevenir esta doença que está assustando milhões de pessoas em todo país.

O que é a febre amarela e como ela é transmitida?

A febre amarela consiste numa doença altamente infecciosa.

Há dois tipos: a silvestre e a urbana.

Ambas são transmitidas aos seres humanos por mosquitos portadores do vírus desencadeador da doença, sendo mais comum na América (Central e do Sul) e na África. De acordo com os especialistas, o macaco é o principal hospedeiro desse vírus, sendo que a transmissão da febre amarela silvestre ocorre a partir do momento em que o mosquito pica um macaco infectado e depois pica o ser humano.

Já com relação à forma de transmissão da febre amarela urbana, ela ocorre quando o mosquito pica um indivíduo infectado e depois pica outra pessoa, fazendo com que a doença comece a se espalhar rapidamente.

Vale ressaltar que a transmissão da febre amarela, em ambos os casos, jamais poderá ocorrer mediante o contato direto entre humanos (toque, saliva, relações sexuais etc).

Os profissionais da área de saúde mencionam que os sintomas desta doença aparecem de repente, podendo variar de acordo com cada fase.

Eles são: – Dor de cabeça; – Febre baixa; – Fraqueza; – Vômitos; – Dores musculares, sobretudo nas costas; – Dores nas articulações.

Estes sintomas aparecerão logo nos primeiros dias após o contágio. Ao menor sinal deles, é indispensável buscar orientação médica imediata com a finalidade de evitar as fases 2 e 3 (as mais perigosas).

Leia mais, pois é mais sério do que você pensa!

 

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

,

Posts Relacionados

Menu