Dicas para cuidarmos de nossa saúde mental

Estamos habituados a lembrar dos temas de campanhas voltados à conscientização de diversos meses com campanhas muito importantes, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros. Essas campanhas geram discussões proveitosas e combatem os estigmas e inspiram a sociedade sobre questões necessárias para a saúde em geral.
Mas você sabia que em janeiro também lidamos com um tema de conscientização muito importante?
O Janeiro Branco é um mês especial para tratar de assuntos sobre a Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. A campanha é realizada desde 2014. O mês de janeiro foi escolhido porque geralmente é nessa época do ano em que as pessoas estão mais sujeitas a reflexões sobre suas vidas e relações sociais. O branco é utilizado para fazer referências a uma página em branco, simbolizando um recomeço.

Aproveitando esta data, trouxemos 5 dicas para melhorar os seus hábitos, ficar sempre atento a sua saúde mental, saber o momento de procurar ajuda e se manter saudável.

1 – Pratique atividades físicas

O exercício físico é muito indicado para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável, em todos os aspectos. Principalmente na linha de cuidados com a saúde mental, é indicado para pessoas que estão lidando com quadros de ansiedade, depressão, entre outras condições clínicas. Mas saiba que não é necessário esperar que esses problemas surjam para começar a se exercitar. Corpo são, mente sã!

2 – Melhore sua alimentação. Este é um pilar importante para saúde em todos os aspectos.

A alimentação é outro pilar importante dentro dos hábitos de uma boa saúde mental, visto que muitos alimentos podem interferir na disposição do dia a dia, gerando impactos positivos ou negativos. Comidas gordurosas, por exemplo, agem com um efeito de procrastinação, oferecem um prazer momentâneo que logo depois é substituído pela necessidade de mais, promovendo um ciclo vicioso e nada saudável. Já alimentos com valor nutricional podem oferecer mais disposição e bem-estar para as atividades da rotina.

3 – Procure ajuda de um profissional caso sinta-se sobrecarregado emocionalmente. É importante ser avaliado por um médico psiquiatra.

O autoconhecimento é um fator muito importante para lidarmos com os nossos conflitos internos e externos. Para isso, uma avaliação de um profissional pode auxiliar nesse processo e também indicar se existe a necessidade de algum tratamento específico, caso existam sintomas frequentes e incômodos ligados à saúde mental.

Algumas vezes a causa é de fatores externos, como a ansiedade causada pela pandemia, outras trata-se de um desequilíbrio físico que pode ter inúmeras causas, inclusive predisposição genética. De toda forma, é importante saber que a avaliação médica é o primeiro passo para lidar com uma condição de saúde.

E sobre tudo, deixe os preconceitos de lado. Se você estivesse com uma fratura no pé procuraria um ortopedista, não é? Então, se estiver se sentido deprimido, ansioso, procure um psiquiatra.

4 – Durma bem. O sono é importante tanto para recarregar as energias como para fortalecer o sistema imunológico.

O sono é o que repõe as nossas energias para que o dia seja produtivo. Ele fortalece o sistema imunológico e regula a nossa sensação de bem-estar que é o que chamamos de humor. Por isso, é muito importante estipular um horário adequado e regularizar as noites de sono para manter uma mente saudável.

5 – Tenha um hobby, ou atividade que te inspire.

Instigar a criatividade e atividades que melhorem a autoestima também colabora para uma mente tranquila. Um hobby ou uma atividade que inspire faz com que o nosso cérebro libere endorfina que provoca aquela sensação de prazer ou felicidade.

Você se interessou pelo assunto? Está preparado para mudar os seus hábitos?

No site www.janeirobranco.com.br você encontra  mais informações sobre a campanha.

Vamos aproveitar essa corrente do bem e refletir sobre o assunto compartilhando com mais pessoas 🙂

Quem cuida da mente, cuida da vida!

 

Fontes de pesquisa:

Janeiro Branco | 5 dicas para você cuidar da sua saúde mental


https://janeirobranco.com.br/

 

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

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