Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro. Este dia foi regulamentado pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar. A Lei também inclui a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. O dia nacional da consciência negra surgiu através do Movimento Negro Unificado em 1978, e a data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, um grande  símbolo da resistência do povo negro. Zumbi faleceu em 20 de novembro de 1695, assassinado.

Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares. Os quilombos eram comunidades formadas por negros escravizados que fugiam da tirania de seus senhores e escondiam-se em lugares de difícil acesso no meio das matas. O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro dos quilombos registrados pelos estudos historiográficos. Estima-se que a sua formação tenha durado cerca de 100 anos e abrigado entre 20 mil e 30 mil habitantes. A localização territorial do Quilombo dos Palmares era na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.

Embora pouco conhecida, outra figura importante dentro do Quilombo de Palmares foi Dandara de Palmares. Apesar de poucas fontes historiográficas sobre a figura de Dandara, sabe-se que ela foi uma grande guerreira resistente. Fontes historiográficas apontam que ela foi esposa de Zumbi e teve com o líder quilombola três filhos. A morte de Dandara ocorreu em 1694, quando foi capturada. Para fugir da escravidão, a guerreira de Palmares cometeu suicídio jogando-se de um desfiladeiro.

fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm
e Wikipédia

 

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu