Comunicar-se de forma assertiva, você sabe o que é e como?

Abaixo preparamos um resumo sobre comunicação assertiva. E complementamos no blog, com vídeo explicando o conceito.

“Saber se comunicar é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual, pois influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho. Mas você sabe o que é e como ter uma comunicação assertiva? A assertividade pode te ajudar a ser um bom comunicador, já que é um bom método para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.”

O que é comunicação assertiva?

Nem sempre é fácil identificar um comportamento realmente assertivo. Muitas vezes as pessoas confundem assertividade com agressividade, já que a linha entre os dois comportamentos é tênue. A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.”

Como ter uma boa comunicação assertiva?

  1. Valorize você e seus direitos

Você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, reconhecer seu valor e o que você representa para a sua equipe ou organização. Acreditar em você mesmo é a base para a autoconfiança e comportamento assertivo.

  1. Explicite suas necessidades e desejos com confiança e respeito
    Trace metas para que você possa atender suas prioridades. Feito isso, você pode falar, de maneira clara e confiante, com seu chefe e colegas de trabalho exatamente o que você precisa deles para te ajudar a alcançar seus objetivos. Lembre-se: você quer que as pessoas te ajudem, e pedir auxílio de maneira agressiva pode até mesmo comprometer o relacionamento entre vocês.
  2. Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas
    Lembre-se que você pode controlar apenas você mesmo e seu próprio comportamento, então faça seu melhor para se manter calmo e comedido se o outro reagir de forma tensa. Equilíbrio emocional faz parte da comunicação assertiva. Mantenha-se respeitoso e sem violar as necessidades de outra pessoa. Desta forma você tem o direito de expressar sua opinião sincera e seus desejos.
    4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva
    É importante dizer o que está na sua mente, mas você deve fazer isso de maneira construtiva e sensível. Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafie. Lembre de controlar suas emoções e continuar respeitoso em todos os momentos, mesmo que você esteja lidando com uma pessoa agressiva.
  3. Mantenha-se aberto a críticas e elogios

Um ponto importante da comunicação assertiva é aceitar os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, de forma graciosa, humilde e positiva. Se você não concorda com a crítica recebida, então precisa estar preparado para falar sobre isso, sem entrar na defensiva ou se estressar.

  1. Aprenda a falar “não”

Dizer “não” é algo difícil a se fazer, ainda mais se você não está acostumado, mas é vital se você deseja se tornar mais assertivo. Conhecer seus próprios limites e saber quanto trabalho você é capaz de fazer vai te ajudar a gerenciar suas tarefas de maneira mais eficiente.

  1. Preste atenção na sua expressão corporal

O jeito que você fala é tão importante quanto o que você fala. Seu interlocutor vai receber uma mensagem confusa se você estiver falando firmemente, mas de cabeça baixa. Fique atento ao volume e ao tom de sua voz.

  1. Faça uso de técnicas de comunicação assertiva
    Existem várias técnicas simples, mas eficientes, de comunicação assertiva que irão te ajudar, como, por exemplo: Faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e dizer seu ponto de vista. Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”. Argumente com fatos, jamais com julgamentos. Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.

No blog ainda temos um vídeo sobre as 3 formas de comunicação: Assertiva, passiva e agressiva. Visite o blog.

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu