Carreira em W e carreira em Y: qual é a sua?

Qualquer área de atuação no mercado de trabalho, em qualquer país, terá concorrência. Por isso, o ponto chave para ter sucesso profissional é possuir um diferencial, uma qualidade que destacará seu currículo dos demais. Atualmente, há dois tipos de carreira seguidas pelos profissionais de diversas áreas.

A carreira em Y é aquela em que o profissional escolhe seguir a carreira que estudou, atuando no mercado de trabalho utilizando os conhecimentos técnicos aprendidos durante os estudos. Porém, um novo tipo de carreira vem se tornado cada vez mais comum: a carreira em W. Vendo a demanda natural e a concorrência do mercado de trabalho, as pessoas buscam se diferenciar. Para isso, procuram diversas áreas do conhecimento e se especializam em vários assuntos.

Profissionais de carreira W são líderes de projetos multidisciplinares e ocupam cargos de maior complexidade. Alguns exemplos de cargos ocupados por essas pessoas são o de gestor de projetos específicos, profissional de pesquisa e desenvolvimento, consultor comercial e profissional de tecnologia.

A carreira em Y é denominada assim por causa do formato da letra: um caminho único até certo ponto, que se divide em duas opções, que representam a escolha profissional. Após um tempo de carreira, é normal que o profissional veja a necessidade de optar por um viés de crescimento: o de gestor ou o de especialista. Dessa forma, perfis talentosos e com diversas competências são aproveitados em cargos em que realmente são bons, obtendo satisfação pessoal e contribuindo para as organizações. É a oportunidade de permitir-se ser protagonista na própria carreira, ter autonomia e envolver-se na que o fará mais realizado. atividade que o fará mais realizado.

Pesquisa: Gabriela de Souza Lazarri

FONTE:https://administradores.com.br/noticias/carreira-em-w-e-carreira-em-y-qual-e-a-sua

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

, ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu