Afinal, o que é uma identidade visual?

Simplificando, a empresa assim como nós mesmos, precisa de uma identidade visual. Uma forma de se apresentar. No contexto empresarial, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos, principalmente gráficos, concebida para representar os valores e ideais da empresa e apresentá-los aos clientes.

O contato com o cliente externo: compradores, fornecedores, sociedade em que está inserida a empresa; e com o cliente interno: o colaboradores e acionistas. A identidade cria um laço entre seus públicos e a marca.

Fazem parte desse conjunto itens como, o logotipo, a tipografia, as cores e o modo como interagem, como são aplicadas, as proporções e uma série de regras. A identidade está presente em nosso dia a dia, nos materiais promocionais (cartões de visita, folders, assinatura de e-mail, catálogo e afins), além de muitos outros elementos presentes no ambiente da empresa.

A identidade funciona mais ou menos como as roupas que vestimos. Assim, a identidade visual, pode ser vista como a “roupa” da empresa. E todos nós somos responsáveis por nossa identidade. Quando nos apresentamos, representamos a empresa e a empresa nos representa. Então todos somos responsáveis por nossa imagem.

Que tal dar uma olhada em nosso manual essencial de orientação de identidade visual?

O segredo de uma boa identidade visual

Será mais forte uma identidade visual bem implantada e conservada, sejam quais forem
seus elementos do que uma identidade que se perca na aplicação.

“Respeitar os elementos institucionais e as relações que regem seu emprego é o
segredo de uma boa identidade visual.” (Strunck, Gilberto Luis Teixeira Leite)

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Menu