A mudança começa em cada um de nós.

A mudança começa em cada um de nós. Abrace o desafio e mude alguns dos seus hábitos, tornando 2020 um ano mais sustentável.

12 resoluções ecológicas

1# Zero desperdício na cozinha
O desperdício alimentar é um dos maiores problemas que o mundo enfrenta atualmente. Para contrariar esta situação alarmante, aponte esta resolução para o ano novo que se avizinha.
Planeie as suas refeições e cozinhe com mais consciência. Em 2020 reutilize as sobras para fazer novos pratos e use os excessos que não podem ser aproveitados para fazer compostagem. Depois, pode utilizar esta matéria no seu jardim ou horta.

2# Faça você mesmo
Neste ano novo, esta sugestão tem mesmo de fazer parte da sua lista de resoluções ecológicas. O ‘Do It Yourself’, ou em português ‘faça você mesmo’, é uma tendência que tem vindo a crescer de dia para dia e que deve manter em 2020.
Dê asas à sua criatividade e transforme aquilo que é supostamente inútil para produzir peças únicas de decoração, de roupa ou para brincar.

3# Prefira Cruelty Free
Da roupa aos produtos de beleza, prefira produtos cruelty free, ou seja, que não sejam testados em animais e que não representem qualquer tipo de crueldade para os mesmos.
Pode ainda definir, por exemplo, um dia por semana como sendo o dia vegetariano. Assim, pelo menos um dia por semana, garante que tem uma alimentação mais saudável e ecológica.

4# Abrace a sua horta
Neste ano novo, transforme-se num pequeno agricultor. Se não tem uma horta, aproveite um espacinho da sua varanda, do terraço ou da sua horta vertical. Plante alguns legumes e ervas aromáticas. Esta é uma solução simples e desafiante, mas que traz muitas vantagens para si e para o Planeta.

5# Partilhe mais
Seja roupa que já não serve, livros que já leu ou material escolar que o seu filho já não necessita, ofereça a quem mais precisa. Neste ano novo, um dos objetivos deverá ser diminuir o consumismo inconsciente e exagerado, que tem vindo a causar danos irreparáveis no mundo. Para isso, pode simplesmente partilhar aquilo que já não usa ou que já não quer para evitar que a outra parte tenha de comprar. Uma ótima opção é, ainda, comprar em segunda mão.

6# Opte por turismo responsável
Optar por turismo sustentável, que está cada vez mais acessível, quando comparado com há alguns anos. (…)*

7# Diga não ao plástico
Esta problemática tem vindo a ser muito trabalhada nos últimos anos, mas deve continuar a fazer parte dos objetivos do novo ano. É urgente reduzir a utilização do plástico e para isso, basta substituir estes produtos por alternativas mais ecológicas.
Em vez de garrafas de água PET, opte por garrafas de vidro reutilizáveis. Substitua os sacolas* de plástico por sacolas* de pano. Estas pequenas mudanças no nosso quotidiano representam grandes mudanças para o Mundo.

8# 100% natural é a opção
Para além de proteger a Terra, está também a proteger a sua saúde. Os alimentos 100% naturais conferem numerosos benefícios para o seu bem-estar físico e mental. Opte por alimentos biológicos, cosméticos naturais e produtos sem adições químicas. *Leia a composição nos rótulos dos alimentos no supermercado, você vai se chocar com a quantidade de produtos químicos em alimentos supostamente “saudáveis”, como suco de laranja, ou margarina.

9# Renda-se à mobilidade sustentável
20% da pegada ecológica de Portugal diz respeito à mobilidade. Deixe o carro em casa e viaje em transportes públicos e partilhados, de bicicleta ou ande a pé. (…)

10# Compre localmente
Uma resolução possível para o ano novo é dar preferência a produtos locais e nacionais. (…) *O Brasil é rico em alimentos regionais e produção de diversos artefatos típicos de cada estado e cidades.
Para além de opções com mais qualidade, está a contribuir para o desenvolvimento da economia local, ajudando produtores e organizações *brasileiras a crescerem.

11# Seja mais altruísta
Sabia que mais de 4,2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a saneamento? Este tipo de casos acaba por causar danos irreparáveis na vida e saúde destas pessoas, mas também no mundo em geral. A propagação de doenças e contaminação de solos e águas, são exemplos disto. (…) *Faça a sua parte evitando produtos que contaminam o solo e a água por consequência. Em 2020 inscreva-se em programas de voluntariado. Ajudar a reflorestar (…) é outra opção.

12# Adote a política dos 5 R’s
Conhecida como Economia Circular, a política dos 5 R’s contribui significativamente para o bem-estar ambiental. Os 5 R’s dizem respeito a: Recusar – o que é desnecessário; Reduzir – quanto possível; Recuperar – o que conseguir; Reutilizar – o que supostamente é inútil; e Reciclar – o que não conseguir aplicar a nenhum dos R’s anteriores.

Fonte: https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2019/12/12-resolucoes-para-um-2020-mais-ecologico

*Notas de adaptação do texto de Portugal para  o Brasil.
Mbi

 

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

, ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.