A importância da atividade física para o bem-estar emocional

Cuidado com o bem-estar emocional deve ser uma das prioridades da rotina de qualquer profissional

Cuidar da saúde, diariamente, é essencial para todos que desejam qualidade de vida. Uma rotina de hábitos com foco apenas em um corpo saudável, embora crucial, não é tudo: é preciso também ter atenção especial à saúde emocional. E uma das ferramentas para isto, é a prática regular de atividades físicas.

De acordo uma pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros afirmaram que seu bem-estar emocional piorou desde o início da pandemia. Isso teve um impacto direto nas empresas e no ambiente de trabalho. Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho mostram que o ano de 2020 bateu o recorde de afastamentos relacionados à saúde mental, com 576,6 mil concessões de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez devido a transtornos mentais. O número representa uma alta de 26% em relação a 2019 – agora a saúde emocional ocupa 4 posições no ranking de 20 motivos de afastamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa é mais uma razão para salientar a importância da atividade física.

Estresse, ansiedade, síndrome de burnout e depressão são algumas das doenças que comprometem a saúde mental. Embora muitas vezes silenciosas, são extremamente danosas à saúde. Por isso, o cuidado com o bem-estar emocional deve ser uma das prioridades da rotina de qualquer profissional.

Atividade física como aliada

Um dos melhores aliados do bem-estar emocional é o exercício físico. “A importância da atividade física em si é que se estimula a produção de algumas sensações que ajudam a trazer bem-estar, relaxamento, melhora de humor, e qualidade do sono.”, afirma Rodrigo Angelo, Gerente do Departamento Técnico da rede de academias Smart Fit.

O especialista explica que a atividade física tem efeito direto na ansiedade e depressão. “Isso acontece devido à liberação de alguns hormônios, como a endorfina e a serotonina, que agem no combate, principalmente, da ansiedade e da depressão, porque geram essa sensação de relaxamento, de prazer, de superação pessoal”, afirma o gerente da Smart Fit.

Rodrigo Angelo ainda afirma que, para quem quer começar, mesmo atividades mais leves fazem diferença: “Uma simples caminhada ou um trote (aquela corrida mais lenta) já são boas opções para início, ou até as atividades de alongamento”. O convívio social na academia também é uma ótima contribuição para o bem-estar emocional, além do auxílio prestado por profissionais especializados. Para quem prefere se exercitar em casa, a Smart Fit também oferece o Smart Fit Go, uma plataforma exclusiva de programas e mais de 400 treinos com aulas oficiais e instruções dos professores da rede.

Fonte:https://administradores.com.br/noticias/a-importancia-da-atividade-fisica-para-o-bem-estar-emocional

Projeto RH GOLIN

Amanda S.C. Fernandes – Gerência RH
Luciana Germano – Conteúdo Institucional
Márcia Borlenghi – Design, revisão e curadoria conteúdo cultural

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu