CIPA

[us_post_title inline=”1″ tag=”h1″ migration_add_content=”1″ css=”%7B%22default%22%3A%7B%22font-size%22%3A%221.8rem%22%2C%22margin-bottom%22%3A0%7D%7D”]
[us_additional_menu layout=”hor” align=”center” source=”139″ responsive_width=”” main_style=”blocks” main_gap=”” main_color_bg=”” main_color_text=”inherit” main_color_text_hover=”” main_color_bg_active=”#0d2a3b” main_color_text_active=”#fff”]

“CIPA: Não existe magia em segurança, apenas bom senso no trabalho”

Conscientização

Educar e treinar os colaboradores de forma contínua, garantindo um comportamento participativo e comprometido com o desenvolvimento de uma cultura de segurança voltada para a prevenção de acidentes, saúde ocupacional e meio ambiente.

Integridade Física e Emocional

Assegurar que os colaboradores possuam as habilidades e o perfil exigido para o desempenho seguro de suas funções, preservando-lhes a integridade física e emocional.

Planejamento

É o processo que estabelece o que o grupo vai realizar para garantir que todas as tarefas e processos tenham os seus riscos identificados e neutralizados.

Acidente Zero

Garantir uma análise crítica e periódica do desempenho do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho, para que todos os padrões e procedimentos incluam ações de prevenção de acidentes, levando ao índice zero de acidentes.

Objetivo

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA não pode existir apenas para cumprir exigência legal, pois assim seus resultados nunca serão satisfatórios. Ela deve ser absorvida e aceita por todos como órgão de objetivos tão importantes quanto os de produção e financeiro. Suas propostas devem representar os interesses de toda comunidade de trabalho e um desafio a ser vencido por todos.

[us_separator size=”large”]
[us_separator]

Bate Papo de Segurança

É um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes de prevenção, através da conscientização de todos os colaboradores.

Todo o dia antes do início das atividades deve ser feito o DDS (Dialogo Semanal de Segurança). Essas conversas possibilitam melhor integração e estabelece um canal de comunicação ágil, transparente e honesto.

É um espaço aberto para a divulgação de mensagens de prevenção, e relatar os riscos, incidentes e fatos do ambiente de trabalho.

[us_separator][us_image image=”2197″ size=”full”]

S.I.P.A.T.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes

É uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais.

É uma das atividades obrigatórias para todas as comissões internas de prevenção de acidentes do trabalho, devendo ser realizada com frequência anual.

Objetivo

Orientar e conscientizar os colaboradores, sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho;

Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pela correria diária, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança.

Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos se possível.

Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida

[us_separator][us_image image=”1983″ size=”full”]

aqui imagem a ser desenvolvida sobre lembrar da segurança nos detalhes diários

Área de fábrica

  • Cruzamentos e corredores;
  • Atenção com empilhadeiras e pontes rolantes;
  • Não circular por entre as máquinas e pilhas de materiais.

Área externa

  • Circulação pelas calçadas;
  • Atenção com caminhões e/ou outros veículos
Movimentações de Cargas
  • Temos em nossa fábrica constantes movimentações de cargas, através de ponte rolante e de empilhadeiras.
  • Os operadores destes equipamentos devem ser habilitados e posteriormente autorizados pela empresa.
  • Portanto, é terminantemente proibido operar tais equipamentos sem autorização.
Orientações
  • É proibido transitar ou permanecer sob cargas suspensas;
  •  Em empilhadeiras é proibido o transporte de pessoas. O uso do cinto de segurança é obrigatório;
  •  Não manipule cargas durante as movimentações. Aguarde a deposição das mesmas;
  •  Dê preferência de trânsito às empilhadeiras. O operador tem visibilidade dificultada.

Zelar pela ordem e limpeza dos locais de trabalho é o princípio básico de segurança

Mantenha o seu posto de trabalho, limpo e organizado, assim terá mais espaço para se movimentar.

  • Coloque os resíduos nas lixeiras, adequadas.
  • Não deixe objetos ou líquidos espalhados pelo chão.
  • Mantenha as zonas de passagem desimpedidas.
  • Não sobrecarregue, estantes nem recipientes.
  • Guarde os objetos cortantes quando não está utilizando.
  • Mantenha caixas e armários fechados.

Prevenção e combate a incêndio

Para combater princípios de incêndio a empresa conta com funcionários treinados, que constituirão a Brigada de Emergência.

Como medidas para evitarmos a ocorrência de incêndio, devemos controlar o uso de produtos inflamáveis, não fumar dentro da fábrica, sendo permitido somente nos pontos identificados do lado de fora das instalações.

Meio Ambiente

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.

A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do meio ambiente, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos;

Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.

Para contribuir com um mundo melhor e mais sustentável, não é preciso grandes equipamentos nem mudanças radicais. Qualquer um pode fazer a sua parte por meio de hábitos simples, aplicados no cotidiano. Economizar água e energia, reduzir o lixo e usar menos o carro são algumas maneiras eficazes de diminuir seu impacto no mundo sem mudar tanto sua rotina.

Reflexão

Esperamos que todos despertem para importância da prevenção de acidentes de trabalho. Que tenham consciência que suas atitudes podem e devem minimizar os impactos ambientais. Tomem para si a necessidade da preservação da saúde de todos.

Para isso, esperamos não apenas o envolvimento, mas o comprometimento de todos na aplicação das normas de segurança e que cada um seja parte integrante deste compromisso.

SESMET


Contato

Entre em contato por telefone, ou nos envie uma mensagem no formulário abaixo e nós ligamos para você. Nossa média de resposta é em até 24h em dias comerciais. Para enviar seu currículo, por favor utilize o formulário Recursos Humanos - Enviar CV